Ótimas dicas para levar seu filho (a) á praia nesse fim de ano.

A palavra de ordem é “Infraestrutura” no momento de escolher uma praia para curtir com o bebê. O lugar ao qual pretende descansar nesse fim de ano deve contar com ótimas condições hoteleiras, restaurantes e boa higiene para que a estada da família seja tranquila.
O mais cômodo para os pais do bebe e para o bebe— é se instalar num local que possua uma “base de apoio”, para trocas de fraldas, alimentação… Se em uma rápida caminhada conseguir chegar ao hotel, pousada ou casa de praia é ainda, melhor.
Alguns resorts voltados para famílias contam com facilidades como berçário e copas de bebê equipadas com frutas, micro-ondas, geladeiras e cadeirões.

Caso não seja possível se hospedar num local com todas essas facilidades ao menos, escolha uma praia que tenha possua um banheiro limpinho nas redondezas (pode ser o de um restaurante).
Sempre evite praias sujas. Informe-se sobre a qualidade da água na imprensa local — as entidades estaduais costumam divulgar boletins com o nível de poluição de cada praia. E fuja daquelas onde se ouve música alta o dia inteiro. Não pense que “se eu gosto, meu filho vai gostar também” — bebês têm ouvidos sensíveis e podem se irritar facilmente.

Até que horas pode ficar na praia?

Agora, enquanto seu filho é pequeno, aquela boa e velha recomendação dos dermatologistas vale mais do nunca: evite a exposição do bebê ao sol no período entre 10h e 16h (11h e 17h, durante o horário de verão) devido à ação nociva à pele dos raios ultravioleta.
Os médicos aconselham também que bebês com menos de 1 ano não fiquem mais de meia hora expostos diretamente ao sol, mesmo que bem no comecinho da manhã ou no final da tarde. Leve um guarda-sol ou procure a sombra de uma árvore para se acomodar.
O que ele pode comer?

Apesar de praia e “guloseimas” andarem juntas, é melhor evitar dar alimentos de barracas e ambulantes, incluindo picolés, em especial os de marcas desconhecidas.

O mais seguro é levar para a praia, em uma sacolinha térmica com gelo, comidas e bebidas de casa (ou do hotel).
Pode entrar na água?

Muitos bebês adoram água, por isso aproveite para molhar os pezinhos do seu filho na beira da água, desde que ela esteja tranquila, desista se as ondas estiverem fortes.
O que levar?

• Bolachas de água e sal, maisena ou leite, e biscoitos de polvilho:
São comidinhas pouco enjoativas para matar a fome que a criança tem no meio da manhã ou da tarde.
• Balde, pás e brinquedos de areia: Para os bebês que já sentam, é um passatempo que nunca sai de moda. Se você vai para uma praia movimentada, deixe para comprar os brinquedos lá, assim os pais entram mais no clima de férias com seus pequenos.
• Chapéu ou boné: Indispensável para proteger a cabeça do bebê, mesmo que ele esteja debaixo do guarda-sol e com protetor solar.

• Fraldas: Não dá para o bebê ficar muito tempo sem, já que a areia e a água podem irritar. Mesmo que só vá ficar um pouquinho na praia, leve fraldas extras, porque, se ele fizer xixi ou cocô e não for trocado logo, as chances de assadura debaixo do calor são muitas. E, caso for entrar no mar, existem fraldas especiais que não desmancham na água como as outras.

• Água, suco de frutas ou água de coco: É imprescindível que as crianças bebam líquidos para evitar a desidratação.

• Isopor ou sacola térmica: Servem não só para conservar a temperatura de bebidas e alimentos, mas evitam também que se deteriorem (só lembre-se de colocar junto um saquinho bem vedado com gelo ou uma forma de gelo em barra própria para isso). O melhor é não misturar itens gelados com quentes, pois tendem a neutralizar a temperatura um do outro.
• Filtro solar: Até debaixo do guarda-sol em um dia de mormaço o reflexo solar pode queimar o bebê. O fator de proteção solar deve ser de no mínimo 30, e o ideal é usar um tipo que não saia na água. Protetores solares são recomendados apenas para bebês de mais de 6 meses.

Seguindo esses cuidados você e seu filho terão ótimas férias,·.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>